domingo, 18 de março de 2012

ARTE - LUZ E SOMBRA

PARA APRENDER MAIS...
Na última aula de Artes falamos sobre Luz e sombra. Veja o artigo abaixo encontrado em um bolg, na internet:
Após observar diferentes ilumunações de um ambiente em horários diferentes e a noite com a luz apagada e ascesa,
pode-se dizer que quando há luz, há também sombra, e essa conjugação dos dois elementos permite a percepção do volume. Luz e sombra são companheiras inseparáveis. Sempre que há uma mudança na fonte luminosa, há mudança na sombra, ou seja à medida que a luz se modifica, a sombra também se transforma. Um mesmo objeto exposto à luz do meio-dia, ou à luz do fim da tarde, ou à luz de uma vela ou de uma lâmpada pode ser percebido com aspectos diferentes.Veja!
Entretanto, um objeto pode estar numa situação em que diversas fontes de luz atuem sobre ele, ou que a fonte de luz seja artificial e tenha características próprias, criando efeitos diferentes.

Os pintores impressionistas procuraram, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provocava nas cores da natureza. Destacamos aqui o francês Oscar-Claude Monet é o pai do movimento artístico conhecido como impressionismo, que se caracterizava por pinceladas soltas nas pinturas. Uma série de 50 imagens da "Catedral de Rouen" foi pintada por Monet em horários diferentes, reproduzindo a incidência da luz. Assim ele pretendia analisar as diferentes influências que a luz pode exercer sobre a percepção da realidade. Ele conclui essa série entre 1893 e 1894. No ano seguinte, vinte pinturas da catedral foram exibidas na galeria Durand-Ruel, em París. Observe alguma das imagens!






















Observe as três obras de arte abaixo, elas nos mostram exemplos de luz e sombra
1- Obra: A Sagrada Família, 1504, Michelangelo
O contrate de luz e sombra é chamado de efeito claro-escuro. Os artistas da Renascença utilizaram esses efeitos por meio da técnica de esfumado, que dá à pintura as gradações estabelecidas pela luz.


2- Obra: A ceia de Emaús Caravaggio
A composição é de estilo baroco. Quando observamos a pintura o que mais nos chama atenção é a luz, o claro e o escuro. Esse tipo de colorido, criado por meio da luz e da sombra, dramatiza a pintura. A linha diagonal que compõe as formas nos dá a sensação de desequilíbrio, movimento, de dramaticidade.

3- Obra:Os comedores de batata, Nuenun, 1885, Van Gogh
Van Gogh pintou as pessoas humildes que ele ajudava. Na obra, a família é tão pobre que tem apenas algumas batatas para jantar. Todos tem a aparência cansada e infeliz. O contraste de luz e sombra valoriza o efeito plático, pois os corpos ganham volume e a variedade das cores diminui.

Que tal agora mostrar essa técnica através de fotografias? Vamos combinar , então?
Beijos
Pró Caliandra

Um comentário:

  1. Trabalhar esse tema na sala foi bastante enriquecedor para todos os alunos, cada um do seu modo... levou a sala seu conhecimento no assunto através de pesquisas e fotografias representando a “luz e sombra” e também “claro e escuro”.

    Avante! Temos muito pela frente!
    Atenciosamente:
    Pró: Caliandra

    ResponderExcluir