terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Música e Tuhu


Tuhu é o apelido de um menino vidrado pela música.
Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1887. Seu pai, Raul, era músico.
Seu pai sempre se reunia com amigos para tocar, e Tuhu ficava admirando e sonhando em, um dia, ser músico.
O menino foi crescendo e aprendendo teoria musical com o pai, além de violoncelo e clarinete. Adquiriu um estilo próprio, rejeitando os estilos convencionais do ensino musical que o pai ministrava. Mas nunca lhe negou a importância. “Com ele, eu assistia óperas e concertos. Ele me ensinou a tocar clarinete, e me obrigava a identificar o gênero, o estilo, características e origens das músicas e também a reconhecer rapidamente o nome das notas por meio de sons e ruídos”.
Seu autor preferido era o compositor de música clássica chamado Bach. Quando escutava as músicas de Bach, tocadas pelo pai, deixava-se levar pela imaginação.
Para Tuhu os instrumentos musicais faziam mais do que emitir sons: um violoncelo murmurava, uma flauta chegava a suspirar e o violino cantava como trinado de um pássaro...
Tuhu se tornou um grande compositor. Viajou muito. Ficou impressionado com as diferentes manifestações folclóricas do Norte e Nordeste do Brasil. Chegou até a montar uma coletânea de canções folclóricas que demonstrava “as raízes de nossa nacionalidade”.
Quem é  menino Tuhu? Heitor Villa-Lobos.

Não pare por aqui. Seja curioso.
Pesquise o compositor preferido de Villas-Lobos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário