quinta-feira, 18 de setembro de 2014

REPENSANDO VALORES NA FAMÍLIA E NA ESCOLA!

A ÁRVORE DA VIDA


É um símbolo de tudo o que pode fazer a vida ser de fato mais feliz, para o ser humano. Na árvore da vida existem bons frutos como: PAZ, ALEGRIA, BONDADE, JUSTIÇA, RESPEITO, COLABORAÇÃO, GENEROSIDADE, COMPAIXÃO, RESPONSABILIDADE...



Os valores humanos na escola


A solidariedade é um dos principais valores humanos.
Em um mundo cada vez mais violento e individualizado, a escola e o corpo docente tem o dever de tentar promover uma reflexão com os alunos sobre os valores humanos, que andam esquecidos pela maioria da sociedade, especialmente pelos jovens. [...]
A sociedade atual tem produzido indivíduos que não possuem apreço e respeito à vida. A violência não tem como autores somente criminosos de classes excluídas, existem pessoas de camadas sociais elevadas que promovem deploráveis atos dessa natureza.
[...] Outro tema a ser abordado é a equidade, termo que está vinculado à igualdade e justiça entre todas as camadas sociais, até porque grande parte das constituições dos países espalhados pelo mundo afirma que todos são iguais perante a lei.
O educador deve reforçar ainda acerca da responsabilidade social, destacando que toda pessoa tem seu dever na sociedade, e que pode contribuir com a melhoria da mesma por meio de atitudes construtivas, tais como preservação do patrimônio público e privado, trabalho voluntário, etc. Outro valor humano que deve ser constantemente abordado é a solidariedade, esse é um ato que demonstra amor fraternal àqueles que necessitam, é feito sem esperar nada em troca. Seu objetivo é conseguir ajudar alguém que precisa.
A honestidade é outro valor humano esquecido pelas pessoas, diante disso, o professor tem a incumbência de determinar que ser honesto nos leva à retidão, e essa nos proporciona paz.
Juntamente com todos os valores citados, podemos ainda acrescentar a ética, expressão que possui diversos significados, mas todos ligados ao modo correto de um ser humano proceder em sua vida, respeitando a si e a sociedade.
Por Eduardo de Freitas
Equipe Brasil Escola
VAMOS PENSAR NISSO JUNTOS?


Nenhum comentário:

Postar um comentário