segunda-feira, 6 de julho de 2015

PSICOPEDAGOGIA NA ESCOLA

O Psicopedagogo na escola: um diferencial e uma contribuição para a Educação

Valorização do atendimento psicopedagógico deve ser um diferencial na escola



Qual é o diferencial que uma escola oferece?
Um atendimento individual que atenda as necessidades da criança que, mesmo inserida no contexto social da escola e ambiente de sala de aula, tem ainda o privilégio de ser acompanhada nos seus processos cognitivos? É possível?
Ao optar por deixar a criança em uma escola, a família provavelmente avaliou uma série de questões em busca da melhor opção e acabou escolhendo a escola pelo “algo a mais” que ela oferece, o que a diferencia das demais.
Muitos especialistas em educação acreditam que as crianças aprendem melhor e apresentam poucas dificuldades em aprendizagem quando um grupo pequeno de crianças interage com poucos adultos. Quando as turmas são grandes, mesmo com mais adultos em sala de aula, o atendimento individual fica prejudicado.
Atender com qualidade significa acrescentar benefícios a produtos e serviços objetivando superar suas expectativas!
 O Psicopedagogo com formação em Pedagogia irá realizar no ambiente escolar o trabalho de assistência ao aluno, articulando-se com a equipe técnica, docentes, discentes e integrantes da comunidade escolar, promovendo ações para o desenvolvimento da qualidade da educação e o sucesso da aprendizagem dos alunos. Participar da análise qualitativa e quantitativa do rendimento escolar, junto aos professores, especialistas e demais educadores, visando reduzir os índices de evasão e repetência, qualificando o processo autoaprendizagem, reconhecer, avaliar e encaminhar, quando necessário, os alunos com dificuldade diante das exigências educacionais. 
         Orientando os professores e a equipe pedagógica, realizar atendimentos a alunos, conduzir reuniões com pais, além de realizar ações voltadas às questões comportamentais e disciplinares dos alunos, promover, conduzir e/ou participar de campanhas educativas, palestras, gincanas e demais atividades voltadas às necessidades dos alunos.
Levar a clínica psicopedagógica para dentro da escola e acompanhar a criança em grupo e individualmente nos processos cognitivos, avaliar e diagnosticar dificuldades de aprendizagem e intervir de imediato, pontualmente. Desta forma, o professor tem à sua disposição todo o acompanhamento dos seus alunos e suporte profissional para trabalhar em sala de aula a criança com dificuldades de aprendizagem.
E por quê um diferencial?
A clínica está na própria instituição escolar. Um conforto para família que não precisa se preocupar em buscar profissional especializado na área, despesa com transporte e horário extra-escolar. Este diferencial também dispensa as visitas do psicopedagogo na escola.

Patrícia Oliveira
Psicopedagoga Clínica e Institucional

Postado há 13th December 2013   por  Patrícia Oliveira

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